domingo, 15 de maio de 2011

Ver Melhor

É difícil começar a escrever quando o coração quer falar mais alto do que a razão... mas que razão há no que presenciei e que continuo a presenciar no dia-a-dia?
Vejo cada dia mais as pessoas valorizarem muito o belo, isso falando em beleza física nas pessoas, aparência e nada mais, pois esquecem de olhar a essência de cada pessoa. Os olhos só querem enxergar o que é belo e as pessoas só querem estar perto de quem é belo. Não importa se a pessoa tem caráter, sensibilidade, inteligência, humanidade. Esses valores deixaram de ser importantes, o que conta é sua aparência.
Vi algumas garotas ridicularizarem um rapaz, pelo simples fato dele ser magro e ter espinhas no rosto, não era um porte atlético e nem uma beleza narcisista que o rapaz possuía, elas simplesmente humilharam o pobre coitado. Isso muito me enfureceu, porque esse rapaz em questão é um ser humano raro, adorável, amigo, gentil, inteligente, espontâneo, possuidor de compaixão, humildade. Uma criatura realmente admirável, pelas suas qualidades de caráter, mas tudo o que interessava para aquele grupo de meninas, era a aparência dele, sua beleza externa. Não condeno a beleza, pelo contrário, mas acho que ela deve fazer parte de um conjunto e não ser algo acima de qualquer coisa, porque hoje em dia, o culto à beleza se tornou algo realmente exagerado, descabido, narcisista, chegando em alguns casos a ser grotesco, grosseiro. 
Para onde está caminhando essa humanidade egoísta? Será que as pessoas não percebem que beleza é uma questão de genética e não de caráter? Será que não percebem que essa beleza externa não é nada, porque arrancando-se a pele, os cabelos... por baixo, somos todos iguais, músculos, nervos, tendões, emoções... sentimentos.
Há necessidade urgente de se aprender a ver melhor as pessoas, de se entender melhor os sentimentos, de se usar não apenas os olhos físicos, mas o espiritual para melhor enxergar. Há uma urgência de se parar e de se olhar melhor no espelho e avaliar a situação invertida.
A beleza não é sinônimo de perfeição, em muitos casos é um ótimo disfarce, porque por trás de muitas faces belas, perfeitas, existem mentes pertubadas, doentias, maníacas, por isso, não julgue alguém pela sua beleza física, porque prevalece o velho ditado: quem vê cara, não vê coração.

Um comentário:

  1. Crueldade achar que a beleza deve ser única coisa importante em alguém.
    Ignorância pensar que a beleza é mais importante que outros sentimentos nobres.
    Fútil agir como a beleza física fosse esclarecer a ignorância humana.
    Você tem razão! As pessoas estão valorizando demais o aspecto físico e esquecendo o espiritual, a parte etérea do ser humano e todos os outros sentimentos que fazem de nós seres diferentes, especiais, intrigantes.
    É humilhante passar por um processo seletivo, onde o que conta é o quanto você consome de produtos de estética, o quanto você gasta em acadêmias,não para manter a forma e a saúde, mas para ficar saradão e expor seu corpo à apreciação alheia, como se fosse uma atração numa casa de show business, endeusando o corpo, o belo e menosprezando a essência humana.
    Ai,ai, foi-se o tempo em que vc se apaixonava por alguém pelo que a pessoa é e não pelo que ela aparenta. O amor se tornou uma coisa fútil, onde ele se acaba ao sinal da primeira ruga, ou de uma deformação física repentina.

    ResponderExcluir